De admin / Notícias / 0 Comentários

MORRE JACOB E. GOLDMAN, FUNDADOR DO XEROX PARC

No centro de pesquisa nasceram inovações tecnológicas como a interface gráfica, a impressora a laser e a programação orientada a objetos.

Jacob E. Goldman, um dos fundadores do Centro de Pesquisa Palo Alto, o Parc, onde surgiram inovações da computação, como a interface gráfica e as redes ethernet, morreu nessa terça-feira, 20/12, aos 90 anos, vítima de insuficiência cardíaca.

Goldman deixou a Ford Motor Company para trabalhar na Xerox, onde fundou um dos centros de pesquisa mais notórios da indústria de TI. Já na década seguinte de sua fundação, nos idos de 1970, o laboratório criou uma série de inovações que ainda ressoam na computação moderna, como a impressão a laser, a programação orientada a objeto, e a interface WYSIWYG (What-You-See-Is-What-You-Get).

Em 1975, o PARC lançou a interface gráfica do usuário com menus pop-up e janelas usadas mais tarde pela Apple e depois pela Microsoft em seus respectivos sistemas oepracionais.

No obituário publicado no The Times, Goldman é descrito como “um líder dinâmico e fervoroso apoiador de tecnologias inovadoras.”

Aposentou-se em Connecticut e se tornou um investidor privado, de acordo com o livro “Dealers of Lightning: Xerox PARC e do Dawn of the Computer Age”, de Michael Hiltzik.